• Cláudia Soares

TERAPIA REIKI

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção de doenças fortalecendo o sistema imunológico e tratamento aliviando sintomas. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A Terapia Reiki faz parte das 29 práticas integrativas complementares que constam da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), aprovada pelo Portaria GM/MS no 971, de 3 de maio de 2006 e que tem respaldo pelas diretrizes da OMS.

Mikao Usui é o criador do método de canalização Reiki. Usui viveu de 1865 até 1926 fundou o sistema dos Mestres do Reiki após muitos estudos e pesquisas realizadas durante a vida. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura". A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul.

O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e (r)eestabelecendo o fluxo de energia vital – Qi. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.

O Terapeuta Reiki simplesmente coloca a sua mão gentil e cuidadosamente, em diferentes partes do corpo, geralmente começando pela cabeça. Cada posição leva de 4 a 5 minutos e, em algumas áreas, leva mais tempo. É comum o paciente sentir a sensação de calor fluindo das mãos do terapeuta. Muitas pessoas sentem relaxamento profundo. Os que conhecem meditação dizem que entram em profundo estado de meditação. A mente acalma, a respiração diminui, um sentimento de bem-estar os envolve. Algumas pessoas dizem sentir um sentido maior de percepção. Fisiologicamente, 1 hora de Reiki equivale a 4 horas de sono. Somente este fato torna o Reiki um dos maiores aliviadores do “stress” que conhecemos. Seu uso regular aumenta a vitalidade e bem-estar e um sentimento de paz interior. Atuando na energia vital de quem recebe, o Reiki trata as áreas física, mental, emocional e espiritual. Outra possibilidade é o envio de Reiki à distância pelo terapeuta habilitado. Esta forma de canalização de energia necessita da permissão de quem vai receber e atua com a mesma intensidade do Reiki presencial, possibilitando assim atendimentos online.

Mikao Usui deixou muitos ensinamentos relacionados ao Reiki para que todos os praticantes que desejassem se aprofundar como reikianos pudessem praticá-los diariamente. Por isso, muitos entendem que esta prática vai além da canalização de energia visando a saúde física sendo uma potente filosofia de vida. Um desses ensinamentos é o Gokai ou “Os cinco princípios do Reiki”:

Apenas hoje

Não sinta raiva

Não se preocupe

Seja grato

Trabalhe duro

Seja gentil com os outros

Mikao Usui acreditava que viver de acordo com esses princípios colaborava com o tratamento das doenças.

NÍVEIS DO REIKI

REIKI I - é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

REIKI II - é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

REIKI III - capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao autocrescimento, autotransformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. Este nível é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki III onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III e a ministrar cursos de Reiki.

Fontes:

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares

http://www.ab-reiki.com.br/faq.htm

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo